Publicado em

Profissão Designer Gráfico: O que faz e quanto ganha?

Profissão Designer Gráfico

O designer gráfico comunica visualmente, ele transmite um ideia ou conceito por meio da criação de artes e desenhos. Sua ferramenta principal de trabalho é o computador, com o uso de programas como Photoshop, Illustrator, 3D Studio Max, Adobe Premiere, entre outros.

É um campo de estudo extremamente amplo, então, conheça algumas de suas áreas de trabalho:

Produção Gráfica

Essa é uma das funções mais tradicionais exercidas por um designer gráfico. É uma série de processos técnicos para gerar um produto físico impresso.

Além dos softwares de edição de imagens, esse profissional também deve entender sobre a pré-impressão, impressão e pós-impressão, como cortes, dobras, vernizes, tipos de papel, sangria e cores na escala CMYK.

Alguns de seus trabalhos são a criação de cartazes, folders, folhetos, catálogos, revistas, banner, rótulos, embalagens, outdoors, cartão de visita, papelaria, entre outros.

Design Digital

Nessa área, o designer é responsável por desenvolver peças que serão utilizadas no universo online. Ele precisa conhecer os softwares de edição de imagens, como o Photoshop.

Alguns de seus trabalhos são a criação de imagens para blogs, banners, sites, e-mail marketing e perfil em rede sociais.

Identidade visual e Logotipo

O profissional é responsável pela criação dos elementos formais que representa visualmente um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço, como o logotipo e manual de marca.

Web Design

Essa é uma das funções mais recentes de um designer gráfico e que está mais em evidência devido a transformação digital que as empresas estão passando e vão passar.

É o profissional responsável por desenvolver o layout de web sites e aplicativos.

Animação

Para desenvolver uma animação é preciso criar os desenhos de cada movimento da imagem e é essa a função do profissional, ele é responsável por desenvolver as ilustrações quadro a quadro de uma animação.

Como se tornar um designer gráfico

Para seguir na profissão designer gráfico não basta apenas saber usar os programas e softwares de edição de imagem, vai muito além disso. Precisa ter talento, afinal, não são todos que possuem facilidade com criação e criatividade para isso.

Por não ser uma profissão regulamentada, algumas pessoas menosprezam esse trabalho. Para que isso não aconteça, o profissional precisar estudar muito e continuar sempre estudando, pois é uma área em constante mudança e desenvolvimento.

O currículo do designer gráfico precisa conter muitos cursos, seja voltado para a área em geral e também em softwares específicos. Um portfólio também é essencial para mostrar o seu estilo de trabalho e conhecimento. Esse profissional também tem a liberdade de trabalhar em uma empresa ou como freelancer.

Salário do Designer Gráfico

O salário do designer gráfico varia muito. Para quem está em início de carreira fica numa média de R$2.000,00, mas com o tempo e muita experiência, pode chegar a R$15.000,00.

Conclusão

Com isso, você não deve ter mais dúvidas sobre o que faz um designer gráfico. Se você é uma pessoa criativa e gosta de trabalhar com edição de imagens, essa carreira é para você.

A profissão designer gráfico é muito ampla e diversificada em suas funções, por isso, estude muito e divulgue o seu trabalho através de portfólio, assim, com certeza você terá muito sucesso.

Curso Design Gráfico Completo

Aprenda Photoshop, Illustrator, InDesign, Camera Raw e Adobe Portfólio. Projetos reais para você praticar e aplicar.

Requisitos do Curso Design Gráfico

  • Possuir o Adobe Creative Cloud para executar os ensinamentos dos cursos e iniciar o Portfolio e/ou os softwares Photoshop, Illustrator e InDesign em versão anterior a CC.
  • Um computador com no mínimo de 4GB de Memória RAM com sistema operacional macOS ou Windows.
  • Saber utilizar o computador, ter um grande desejo e empenho em aprender e criar projetos de Design Gráfico com qualidade.

Clique na imagem abaixo e saiba mais:

Curso Design Gráfico online

LEIA TAMBÉM:

Programação Android

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *