Publicado em

O que é Banco de Dados: Conceitos e tipos de Banco de Dados!

O que é Banco de Dados

Quando você pensa em Banco de Dados, provavelmente vem na sua cabeça algo relacionado a computador, mas será que é apenas isso?

Pelo momento em que estamos vivendo, um mundo completamente tecnológico e tudo na esfera online, esse pensamento é normal, mas saiba que o conceito de Banco de Dados vai muito além disso.

Por isso, continue lendo esse artigo e saiba o que é Banco de Dados.

Afinal, o que é Banco de Dados?

Podemos definir o conceito de Banco de Dados como sendo um conjunto de arquivos que possuem relações entre si, que apresentam dados sobre um mesmo assunto e que permitem a extração de informações dele.

Como você pode ver, não é algo específico apenas do universo online, uma lista telefônica é um exemplo de Banco de Dados.

Entretanto, com o passar dos anos e a evolução dos computadores, tornou-se possível o armazenamento de dados no formato digital, por isso, esse é o formato mais utilizado atualmente.

Tipos de Banco de Dados

Os sistemas de Banco de Dados são divididos em duas categorias: os Modelos Relacionais e os Não-Relacionais. Veja:

Banco de Dados Relacional

O Sistema Gerenciador de Banco de Dados relacional (SGBD) é o mais utilizado no mercado. Sua base é construída em cima da teoria dos conjuntos, que armazenam dados em estruturas chamadas tabelas, compostas por colunas, tuplas ou registros.

A sua linguagem é a SQL (Structured Query Language) e são usados para dados tabulares, de fácil inserção e recuperação.

Conheça alguns Banco de Dados que usam o modelo relacional:

  • Oracle : foi lançado em 1980 e é o Banco de Dados Relacional mais utilizado no mercado. Sua linguagem de programação oficial é o PL/SQL e se baseia em servidores na nuvem ou locais;
  • MySQL: é um Banco de Dados Relacional que tem o foco em sistemas online. O seu grande diferencial é ser um sistema Open Source;
  • SQL Server: é o Banco de Dados Relacional da Microsoft. Ele suporta linguagens do pacote .NET e T-SQL;
  • PostgresSQL: é um Banco de Dados Relacional Open Source e é muito utilizado para sistemas web;
  • Microsoft Acess: é o Banco de Dados que acompanha o pacote Office da Microsoft. Possui poucas atribuições profissionais, sendo mais usado para aprendizagem, devido à sua interface amigável.

Banco de Dados não-relacional

O Sistema Gerenciador de Banco de Dados não-relacional é conhecido como NoSQL (do inglês, Not Only SQL). Trabalha com dados mistos, como imagens, mapas e tabelas, que não podem ser facilmente tabulados em linhas e colunas.

Conheça alguns Bancos de Dados que usam o modelo não-relacional:

  • MongoDB: é um Banco de Dados multiplataforma, Open Source e é escrito na linguagem C++. Os dados podem ser alinhados em hierarquias complexas e continuar a ser indexáveis e fáceis de buscar;
  • Redis: é um Banco de Dados em que os dados são armazenados na forma de chave-valor de código aberto e na memória. É escrito em código C otimizado e é compatível com várias linguagens de desenvolvimento;
  • Cassandra: é um Banco de Dados open source, seu modelo de distribuição do sistema é baseado no Dynamo e a forma de organização dos dados é baseado no BigTable.

Carreira em Banco de Dados

Para seguir na carreira em Banco de Dados você pode fazer um curso de tecnologia em Banco de Dados. Esse curso prepara os profissionais para projetar, desenvolver, implantar e gerenciar bases de dados.

Uma das funções que esse profissional exerce em uma empresa é o de Administração de Banco de Dados, em que ele será responsável por instalar, configurar, monitorar e solucionar problemas desse sistema.

Com isso, você não deve ter mais dúvidas sobre o que é Banco de Dados. Então, se você se interessou pela carreira em Banco de Dados, se especialize. Com o mundo cada vez mais tecnológico, oportunidades de emprego é que não vai faltar.

Abaixo eu separei um curso bem interessante sobre Banco de Dados:

Curso de Banco de Dados e SQL Online

Base para Business Intelligence? SQL Server, MySQL, Oracle e T-SQL! Tudo aqui no curso de bancos de dados relacionais!

Requisitos do Curso de Banco de Dados e SQL Online

  • Não é necessário nenhum requisito, basta a vontade de aprender e o comprometimento com os exercícios. Todos os softwares, técnicas, instalações e infraestrutura do curso serão passados ao aluno desde o nível básico ao nível avançado!

Para mais informações sobre o Curso de Banco de Dados e SQL Online, clique na imagem abaixo:

Curso de Banco de Dados e SQL Online

LEIA  TAMBÉM:

Profissão Designer Gráfico

Aprenda programação Android

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *