Publicado em

Como se tornar um Desenvolvedor de Games?

Desenvolvedor de Games

Você sabe o que exatamente faz um desenvolvedor de jogos? Tudo bem, é meio óbvio que ele cria jogos, mas essa definição é muito genérica. Para você que pretende investir na profissão desenvolvedor de games, é imprescindível saber qual a atuação desse profissional.

Você sabia que o Brasil é o quarto maior consumidor de games no mundo – perdendo apenas para Estados Unidos, Japão e China – e é o principal mercado de jogos da América Latina? Sem dúvidas, são dados que impressionam.

Transformando esses dados em números, são mais de 66,3 milhões de gamers e uma movimentação de mais de US$ 1,3 bilhões por ano.

Apesar desses altos números, ainda é um mercado pouco explorado no Brasil e que tem um potencial enorme para crescimento. Por isso, se você gosta desse mundo, investir na profissão desenvolvedor de jogos é uma perfeita escolha.

Então, continue lendo esse artigo e saiba mais sobre a Carreira de Desenvolvedor de Games!

O que faz um Desenvolvedor de Games?

O desenvolvedor de games é o responsável por criar e desenvolver todos os aspectos do jogo, como a sua história, a aparência, a mecânica e a jogabilidade. Portanto, ele precisa ter conhecimentos roteiro, ilustração, modelagem, programação, e ser capaz de orientar o desenvolvimento do jogo desde a concepção inicial até a funcionalidade e experiência do usuário.

Outra característica importante é a criatividade, pois o Game Designer está envolvido nas principais etapas do desenvolvimento de jogos e, por isso, precisa ter uma visão criativa para ser bem-sucedido na carreira.

Como se tornar um Desenvolvedor de Jogos?

Agora vamos ao que mais interessa, saiba como se tornar um desenvolvedor de jogos. Para isso, você precisa saber os seguintes passos:

Programação de jogos

É de suma importância que um desenvolvedor de games saiba programar. Para isso, ele precisa conhecer sobre vetores, lógica de programação, a estrutura de códigos de software, programação orientada a objetos e também precisa entender linguagens de programação, como C, C++, Java, etc.

Softwares

Você sabe como criar um jogo? Para que ele não precise ser criado do zero e para facilitar o seu desenvolvimento, existem vários softwares de games disponíveis no mercado. Com essa ferramente é possível criar personagens, mapas, níveis e muito mais.

Você não precisa conhecer todos, mas pode escolher um deles para se especializar. Entre os mais utilizados no mercado estão o CryEngine, o Radiant, o Source e o Unreal Engine.

Design

Para o desenvolvimento de jogos é fundamental aprender design. Com os softwares mencionados acima você consegue criar o jogo, mas a sua aparência, os cenários, os personagens, precisam de um grande conhecimento em design para desenvolvê-los da melhor forma possível.

Cursos

E, por último, é muito importante fazer um bom curso de games para tornar-se um especialista no assunto, aprendendo assim as ferramentas essenciais para a sua formação e, com isso, ser mais valorizado na carreira desenvolvedor de games.

Entretanto, mesmo após ter uma formação base sobre esse assunto, os estudos não param por aí. É imprescindível fazer cursos de games e continuar se especializando, pois é uma área que evolui constantemente e novas técnicas vão surgindo com o tempo.

Curso de Game Online: jogos 2D com Unity 5 e 2017 + C# COMPLETO

Crie 5 jogos para Android nos estilos de Angry Birds, Metal Slug, Clash of Clans e esportes!

Que tal começar desenvolvendo jogos mobile para Android? Hoje em dia é mais do que comum encontrar pessoas de diversas idades jogando em smartphones ou tablets, seja na fila do banco, dentro do ônibus, na sala de espera do dentista ou mesmo em casa casualmente.

Dentre esses jogos podemos dar um destaque todo especial para os jogos 2D que abusam dos efeitos físicos, como Angry Birds, Metal Slug, Clash of Clans, Jogos de Basquete e futebol.. Basta dar uma rápida olhada na Google Play para notar que são milhares de jogos, e o mais legal é que tem para todos os gostos e faixa etária.

Interessou-se mais ainda? Então o que você esta esperando? Clique na imagem abaixo e faça já a sua inscrição:

Curso de Game Online

Conclusão

Para tornar-se um desenvolvedor de games, no início é importante conhecer e entender todas as etapas de como fazer um jogo. Com o tempo, você vai identificar-se mais com uma área e, assim, você deverá se especializar nela, seguindo assim numa carreira de programador ou numa carreira de designer gráfico, todas são etapas importantes no desenvolvimento de jogos.

Por isso, escolha uma área que você mais gosta e invista nela. Com o mercado em crescimento, sem dúvidas, com muito estudo e aprendizado, você vai torna-se um desenvolvedor de games de muito sucesso.

LEIA TAMBÉM:

Programação Android

Profissão Designer Gráfico

Como aprender programação Java

Cursos Udemy são bons

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *