Publicado em

Certificação Microsoft: seja um Profissional Certificado Microsoft!

Certificação Microsoft, seja um Profissional Certificado Microsoft

Você que tem pesquisando como tirar a Certificação Microsoft sabe que não é tão fácil e ao mesmo tempo você percebe que para entrar no mercado de trabalho na área de TI é praticamente indispensável o título MCP para quem trabalha com tecnologia Microsoft.

Não é de hoje que as Certificações Microsoft se tornaram um requisito para provar a capacidade e o conhecimento do Profissional de TI, e os Profissionais de TI que trabalham com sistemas Microsoft sabem há muito tempo que conseguir o título MCP fornece um impulso significativo na carreira.

Se você ainda está iniciando no mercado de TI e deseja ser um (Microsoft Certified Professional), primeiramente você precisa entender o valor da Certificação Microsoft.

A Certificação Microsoft é uma das mais requisitadas entre ofertas de trabalho de TI, com muitas empresas a procura de especialistas que podem efetivamente gerenciar sua infra-estrutura de TI. E para os Profissionais de TI iniciantes na área é muito mais que isso. Se tornou uma porta de entrada para disputar uma vaga de emprego com outros vários Profissionais Certificados Microsoft.

Ter no seu currículo o tão sonhado título MCP realmente faz a diferença ao lidar com o RH de determinada empresa. As certificações em TI praticamente fazem parte de um requisito para entrar em determinado setor de tecnologia.

E se você é iniciante ou nunca ouviu falar sobre as Certificações Microsoft, basta verificar um requisito de uma vaga de emprego e verá o que estou falando.

No entanto, nem todos os Profissionais de TI estão dispostos ou capazes de conquistar a Certificação Microsoft devido os investimentos necessários de tempo e custo. Mas se você deseja impulsionar sua Carreira Profissional, sair da profissão “formatador de computador”, e se tornar um Profissional de TI valorizado e com várias oportunidades de trabalho, chegou a hora de você conquistar sua Certificação Microsoft.

E neste artigo eu vou explicar sobre algumas das principais certificações da Microsoft e os treinamentos necessários para conquistar esses títulos.

Os exames Microsoft são numerados conforme o plano de carreira microsoft, por exemplo: O título MCSA (Microsoft Certified Solutions Associate Server 2012) são enumerados com a série 70-xxx, sendo necessário passar em três exames Microsoft: 70-410, 70-411 e 70-412.

Como na Certificação MCSA Windows Server 2012, é necessário ser aprovado em três exames para Conseguir a credencial MCSA Windows Server 2016, que são eles: Exame 70-740Exame 70-741 e o Exame 70-742.

Primeira Certificação Microsoft – como começar?

As chances do profissional certificado ser chamado para entrevista é muito maior em relação a um que não possui o Certificado Microsoft, mesmo que os dois profissionais tenham a mesma experiência.

O primeiro passo para primeira Certificação Microsoft é escolher que tecnologia você pretende estudar. A Microsoft oferece certificações concentradas em áreas específicas de conhecimento. Por exemplo: Sistema cliente (Windows 8, Windows 10), Servidores (Windows Server 2012, Windows Server 2016), Sql (2012, 2016), System Center, etc.

Depois que você escolher a tecnologia com base em sua experiência e interesse, você precisa verificar quais exames realizar. Para cada exame existe uma relação do conteúdo e habilidades que serão cobradas.

Uma dica importante é focar no conteúdo de cada exame. Você não precisa aprender tudo sobre determinada tecnologia, e sim o conteúdo do exame. Por ser uma prova complexa, aprender conteúdo fora do escopo vai dificultar as coisas. Por isso é importante adquirir treinamentos em vídeos elaborados especialmente para determinado exame Microsoft.

Simulado para Certificação Microsoft

Depois de você ter estudado todo o conteúdo, chegou a hora de testar os seus conhecimentos antes de realizar o exame Microsoft. Para isso existem os simulados Microsoft.

Uma dica importante! Não realize o exame antes de praticar muitos simulados, pois com certeza ira aumentar suas chances em mais de 30% de ser aprovado, além de aumentar a sua confiança.

Agendar exame Microsoft na Pearson Vue

Depois de você ter estudado muito para primeira Certificação Microsoft e sentir-se suficientemente preparado para fazer o exame, chegou a hora de marcar a prova Microsoft no centro autorizado mais próximo de você.

Os exames são administrados pela empresa https://home.pearsonvue.com/

Certificações Microsoft vale a pena mesmo?

Tirar ou não a certificação Microsoft com certeza é um dos principais assuntos que os profissionais  estão debatendo atualmente, principalmente pelos iniciantes na área.

Os profissionais de TI  que são certificados defendem a importância na carreira, mas muitos dizem que o mais importante é a experiência profissional.

Para responder essa pergunta, vamos analisar alguns fatores que precisam ser considerados… Bom, se olharmos para o Departamento Pessoal das empresas, veremos que atualmente as certificações em TI já são praticamente obrigatórias, e isso não podemos negar. Como em qualquer área profissional, mais exatamente as formais, é cobrado certificados, além é claro da experiência.

Como a área de TI ainda não possui um órgão responsável que possa gerenciá-la, as certificações em TI é um dos principais requisitos que indicam que o profissional possui o mínimo de conhecimento para atuar em determinada função.

Realmente se você deseja entrar nessa área e se destacar, será necessário buscar sua certificação. As empresas estão cada vez mais rígidas na busca do profissional. Basta olhar os requisitos de uma vaga de emprego de determinada empresa.

Graduação ou Certificação em TI?

Não há dúvidas que a área de TI a cada dia vem se tornando o setor mais importante de uma organização, cheia de carreiras promissoras com ótimas oportunidades e caminhos para o Sucesso Profissional, além de ser competitiva exigindo sempre do Profissional de TI um conhecimento atualizado sobre as novas tecnologias.

Mas antes de qualquer coisa, faça uma análise de você mesmo… O que você realmente gosta de fazer? Você gostaria de trabalhar na área de Gestão ou Técnica? Você gosta de gerenciar pessoas? Faça uma análise cuidadosa de você mesmo antes de saber se Graduação ou Certificação em TI é o que realmente você quer na sua Carreira Profissional!

O mais importante é definir o seu objetivo e Carreira Profissional de modo a ser alcançado em um período de tempo mais curto possível para estar apto a entrar no mercado de trabalho. Quanto antes o profissional definir onde deseja chegar, mais cedo saberá quais são os caminhos que o levarão para o Sucesso Profissional.

Escolha uma Graduação e Certificação em TI que complementam sua Carreira Profissional e que sejam reconhecidas e valorizadas no mercado de trabalho. Enquanto as Certificações desenvolvem habilidades específicas sobre determinada tecnologia com foco mais especialista, a Graduação oferece-lhe um conhecimento mais amplo.

Certificação MCSA Windows 10 – Exame 70-697 e Exame 70-698

Mais de 100 milhões de pessoas já baixaram o Windows 10. Isso significa que muitas empresas estarão a procura de Profissionais que sabem como gerenciar e manter um sistema Windows 10.

Existem duas possibilidades para você conseguir a Certificação Windows 10 MCSA:

A Primeira, caso seja um Profissional Certificado MCSA Windows 8, basta você realizar o Exame 70-697 para conseguir o título MCSA Windows 10.

E se você não possui nenhuma outra Certificação Microsoft, será necessário ser aprovado no Exame 70-697 e o exame 70-698 para conseguir a Certificação MCSA Windows 10.

Conteúdo do Exame 70-697

Esse exame mede sua habilidade em executar as tarefas técnicas listadas abaixo. As porcentagens indicam o peso relativo de cada tópico principal do exame:

  • Gerenciar relações (de 10% a 15%)
  • Planejar implantação de dispositivo e desktop (de 10% a 15%)
  • Planejar e implementar uma solução de gerenciamento de dispositivos Microsoft Intune (de 10% a 15%)
  • Configurar conectividade de rede (de 10% a 15%)
  • Configurar armazenamento (de 10% a 15%)
  • Gerenciar acesso a dados e proteção (de 10% a 15%)
  • Gerenciar acesso remoto (de 10% a 15%)
  • Gerenciar aplicativos (de 10% a 15%)
  • Gerenciar atualizações e recuperação (de 10% a 15%)

Conteúdo do Exame 70-698

Esse exame mede sua habilidade em executar as tarefas técnicas listadas abaixo. As porcentagens indicam o peso relativo de cada tópico principal do exame:

  • Implementar o Windows (de 30% a 35%)
  • Configurar e oferecer suporte a serviços principais (de 30% a 35%)
  • Gerenciar e manter o Windows (de 30% a 35%)

Certificação MCSA Windows Server 2016

Conheça os exames necessários para conquistar o título MCSA Windows Server 2016.

Exame 70-740 Installation, Storage, and Compute with Windows Server 2016

Este exame mede a sua capacidade de realizar as tarefas técnicas como:

  • Atualizar e migrar servidores e cargas de trabalho;
  • Instalar e configurar o servidor Nano;
  • Criar, gerenciar e manter imagens para implantação;
  • Configurar discos e volumes;
  • Implementar o armazenamento do servidor;
  • Instalar e configurar o Hyper-V;
  • Definir as configurações de máquina virtual (VM);
  • Configurar o Hyper-V armazenamento;
  • Configurar o Hyper-V em rede;
  • Implementar alta disponibilidade e opções de recuperação de desastres no Hyper-V;
  • Implementar failover clustering;
  • Implementar Espaços de Armazenamento;
  • Gerenciar o cluster de failover;
  • Monitorar cargas de trabalho usando o Monitor de desempenho, etc.

Exame 70-741 Networking with Windows Server 2016

Este exame mede a sua capacidade de realizar as tarefas técnicas como:

  • Instalar e configurar servidores DNS;
  • Criar e configurar zonas de DNS e registos;
  • Instalar e configurar o DHCP;
  • Gerenciar e manter o DHCP;
  • Instalar e configurar o gerenciamento de endereços IP (IPAM);
  • Gerenciar DNS e DHCP usando IPAM;
  • Implementar soluções de conectividade de rede;
  • Implementar rede virtual privada (VPN) e soluções DirectAccess;
  • Implementar Network Policy Server (NPS);
  • Implementar IPv4 e IPv6;
  • Instalar e configurar namespaces DFS;
  • Implementar soluções de rede de alto desempenho;
  • Determinar cenários e requisitos para a implementação de redes definidas por software (SDN);
  • Configurar destinos de replicação DFS, etc.

Exame 70-742 Identity with Windows Server 2016

Este exame mede a sua capacidade de realizar as tarefas técnicas como:

  • Instalar e configurar os controladores de domínio;
  • Instalar uma nova floresta;
  • Adicionar ou remover um controlador de domínio de um domínio;
  • Atualizar um controlador de domínio;
  • Instalar o AD DS em uma instalação Server Core;
  • Automatizar a criação de contas do Active Directory;
  • Criar, copiar, configurar e excluir usuários e computadores;
  • Realizar operações em massa no Active Directory;
  • Configurar direitos de usuário;
  • Criar e configurar contas de serviço;
  • Criar e configurar contas de serviço em Grupo gerenciados (gMSAs);
  • Configurar delegação restrita de Kerberos (KCD);
  • Fazer backup do Active Directory e SYSVOL;
  • Gerenciar o Active Directory;
  • Executar a desfragmentação offline de um banco de dados Active Directory, etc.

Certificação SQL Server 2016 para Banco de Dados

Confira os exames para conquistar a Certificação SQL Server 2016 MCSA

MCSA: SQL 2016 Database Development

Receber uma certificação MCSA: SQL 2016 Database Development valida suas habilidades na criação e implementação de bancos de dados em organizações, e qualifica para uma vaga de desenvolvedor de banco de dados.

Para conseguir o título será necessário ser aprovado nos seguintes exames:

  • Exame 70-761 – Querying Data with Transact-SQL
  • Exame 70-762 – Developing SQL Databases
Atualizar para Certificação SQL Server 2016 MCSA Database Development

Os Profissionais que já detém o título de Certificação MCSA SQL Server 2012/2014 podem atualizar para MCSA: SQL 2016 Database Development passando no Exame 70-762.

MCSA: SQL 2016 Database Administration

Receber uma certificação MCSA: SQL 2016 Database Administration valida suas habilidades de instalação, manutenção e configuração de bancos de dados, e qualifica para uma vaga de administrador de banco de dados ou especialista em infraestrutura.

Para conseguir o título será necessário ser aprovado nos seguintes exames:

  • Exame 70-764 – Administering a SQL Database Infrastructure
  • Exame 70-765 – Provisioning SQL Databases
Atualizar para Certificação SQL Server 2016 MCSA Database Administration

Os Profissionais que já detém o título de Certificação MCSA SQL Server 2012/2014 podem atualizar para MCSA: SQL 2016 Database Administration passando no Exame 70-765.

MCSA: SQL 2016 Business Intelligence Development

Conseguir uma certificação MCSA: SQL 2016 Business Intelligence Developmentvalida suas habilidades com extração, transformação e carregamento (ETL) e data warehouse, juntamente com as habilidades de implementação de soluções de BI usando modelos de dados multidimensionais e de tabela, além de cubos OLAP (processamento analítico online). Essa certificação qualifica para uma vaga de programador de BI.

Para conseguir o título será necessário ser aprovado nos seguintes exames:

  • Exame 70-767 – Implementing a SQL Data Warehouse
  • Exame 70-768 – Developing SQL Data Models

Certificação Microsoft Azure

AZ-100: Microsoft Azure Infrastructure and Deployment

  • Manage Azure subscriptions and resources (15-20%)
  • Implement and manage storage (20-25%)
  • Deploy and manage virtual machines (VMs) (20-25%)
  • Configure and manage virtual networks (20-25%)
  • Manage identities (15-20%)

AZ-101: Microsoft Azure Integration and Security

  • Evaluate and perform server migration to Azure (15-20%)
  • Implement and manage application services (20-25%)
  • Implement advanced virtual networking (30-35%)
  • Secure identities (25-30%)

AZ-102: Microsoft Azure Administrator Certification Transition

Este exame destina-se apenas aos candidatos que fizeram o exame 70-533: Implementing Microsoft Azure Infrastructure Solutions. Se você não fez o exame 70-533, você não receberá uma certificação fazendo este exame. 

  • Evaluate and perform server migration to Azure (15-20%)
  • Implement and manage application services (5-10%)
  • Implement advanced virtual networking (5-10%)
  • Secure identities (5-10%)

Treinamentos para exames de Certificação Microsoft Online

Curso MCSA Windows Server 2016 Online

Seja um profissional de sucesso em TI e se prepare com quem já certificou centenas de Profissionais de TI!

Certificação Windows Server 2016 é projetada para comprovar o domínio das habilidades necessárias para administrar o Windows Server 2016, incluindo a instalação e soluções de armazenamento, Nano Server, DNS, DHCP, Hyper-V, administração do Active Directory, políticas de grupo, etc.

E com o Curso MCSA Windows Server 2016 do Exame 70–740 irá colocá-lo em outro patamar a frente de milhares de profissionais para um novo emprego ou até mesmo para uma promoção. Clique na imagem abaixo e saiba mais…

curso mcsa windows server 2016

 

Curso Microsoft Azure Online

Aprenda Tudo sobre Microsoft azure e Tire sua certificação 5X mais rápido com método Inovador.

Empresas hoje procuram profissionais de TI  certificado pois tem a garantia do fabricante que eles passaram em todos os testes. Clique na imagem abaixo e saiba mais…

curso Microsoft Azure

2 comentários sobre “Certificação Microsoft: seja um Profissional Certificado Microsoft!

  1. Olá. Ainda hoje, JAN/2019 as certificações para Windows 10 estão sendo aplicadas? Nenhuma esta descontinuada? Saberia informar?

  2. Boa tarde! Parece que alguns exames serão aposentados. Saiba mais nesse link – https://www.microsoft.com/en-us/learning/modern-desktop-exams.aspx

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *