Publicado em

Aprenda programação Android e crie seu próprio aplicativo!

Aprenda programação Android

Não restam dúvidas que aprender programação Android é uma ótima opção porque os celulares e tablets tornaram-se algo essencial na vida das pessoas. O Brasil já possui mais smartphones ativos do que pessoas e o acesso à internet, antes feito, em sua maioria, através de computadores e notebooks, migrou para o mobile. Com isso, o desenvolvedor mobile tornou-se, atualmente, uma das carreiras com mais demanda.

As empresas buscam pessoas habilitadas para desenvolver aplicativos e jogos para atender às necessidades da população, cada vez mais acostumadas a resolverem as suas vidas através do smartphone.

Então, continue lendo este artigo e conheça mais sobre programação Android.

Por que aprender programação Android?

Somente por ser um sistema operacional da gigante Google, já é um grande motivo. Mas, além disso, os seus números impressionam.

O Android é o sistema operacional mobile mais usado no mundo: 85% dos celulares e tablets em todo o mundo utilizam essa plataforma, ou seja, quase 9 em cada 10 celulares usam Android. Ele superou a marca de 2 bilhões de usuários mensais ativos, um número incrível de consumidores para novos aplicativos e jogos.

O desenvolvimento Android é muito poderoso e o Google vem investindo pesado para ele crescer cada vez mais.

O sistema operacional Android

O Android tem várias versões da sua plataforma. Ao longo do tempo, com novos recursos e tecnologias que vão surgindo, o sistema é atualizado.

Uma curiosidade é que todas as versões têm nomes de doces e seguem o alfabeto: Angel Cake, Battenberg, Cupcake, Donut, Eclair, Froyo, Gingerbread, Honeycomb, Ice Cream Sandwich, Jelly Bean, KitKat, Lollipop, Marshmallow, Nougat e, a mais recente, Oreo.

Quatro pilares principais do Android

Ele possui quatro pilares principais que fazem com que ele funcione da forma que você conhece e com todas as funcionalidades. São eles:

  • Activity: representa uma única tela, ou seja, cada aplicativo possui várias activity. Por exemplo, o aplicativo de contato possui uma activity que mostra todos os contatos, uma activity de cada um dos contatos, uma activity para ligação e assim por diante;
  • Services: é o componente que roda em segundo plano. Você consegue utilizar mais de um aplicativo ao mesmo tempo. Por exemplo, pode ouvir música enquanto lê os seus e-mails;
  • Content Providers: ele armazena e compartilha informações e, assim, outros aplicativos podem consultar ou mesmo modificar os dados. Por exemplo, um aplicativo que requer permissão para acessar a sua localização;
  • Broadcast Receivers: é o componente que responde aos estímulos do sistema. Por exemplo, a notificação de uma nova mensagem, quando a tela desliga automaticamente, a captura de uma imagem através da câmera, entre outros.

Arquitetura do Android

Já a sua arquitetura é dividida da seguinte forma:

  • Kernel Linux: é a fundação da plataforma Android, a sua base, o seu sistema operacional. Onde se encontra todos os drivers de hardware e redes, sistemas de arquivos e processamento;
  • Bibliotecas C/C++ nativas: são os vários componentes e serviços principais do sistema. São os recursos que já vem com o Android para serem utilizados pelo desenvolvedor;
  • Android Runtime (ART): é o ambiente de execução, projetado para executar várias máquinas virtuais em dispositivos de baixa memória e é otimizado para oferecer consumo mínimo de memória;
  • Frameworks: eles servem para facilitar o desenvolvimento de aplicativos e jogos, com componentes que permitirão que as novas estruturas sejam usadas para futuras aplicações;
  • Aplicativos do Sistema: são os aplicativos e jogos desenvolvidos utilizando a linguagem Java. O Android vem com um conjunto deles, como e-mail, envio de SMS, calendários, navegador de internet, contatos, etc. Além desses, possui uma infinidade de outros que os usuários podem baixar, como o Facebook, o Instagram, entre outros.

Ferramentas de Desenvolvimento Android

Para iniciar a programação para Android e o seu desenvolvimento é necessário fazer o download do SDK. O Software Development Kit é um pacote de ferramentas que permite programadores desenvolverem aplicativos.

Feito isso, precisa escolher entre duas IDE’s para fazer aplicativo Android. A Integrated Development Environment é um programa de computador que reúne características e ferramentas de apoio ao desenvolvimento e é focada em produtividade.

Ambas as IDE’s são recomendadas pelo Google. Veja quais são:

  • Eclipse ADT (Android Developer Tools): é baseada na ferramente Eclipse, a mais famosa entre os desenvolvedores Java;
  • Android Studio: é baseada na ferramenta IntelliJ IDEA.

Após desenvolver app Android, ele deverá ser publicado no Google Play, a principal plataforma de distribuição de aplicativos e jogos do Android.

Conclusão

O acesso a web por dispositivos móveis já superou o acesso pelos computadores tradicionais. Com isso, as empresas estão investindo cada vez mais em aplicativos e o crescimento desse mercado foi tão grande que faltam profissionais qualificados para trabalhar na área.

Portanto, investir na programação Android é uma escolha acertada. Para isso, é necessário que o profissional tenha um bom conhecimento da plataforma.

Em um primeiro momento, como programar para Android pode parecer difícil, mas com o curso que vou indicar para você logo abaixo facilita muito. Confira…

Curso Desenvolvimento Android online

Curso completo de desenvolvimento Android; Crie na prática apps como: Instagram, Flappy Bird, WhatsApp e muito mais. Clique na imagem abaixo:

Curso programação Android online

Requisitos do Curso de Desenvolvimento de Aplicativos Android

  • Curso para iniciantes: você aprenderá do zero como desenvolver aplicações para Android; não é necessário ter conhecimento prévio de programação.
  • Computador com acesso à internet.
  • Nenhum software pago é necessário.
  • Android Studio 2.1.

Para mais informações sobre o curso de programação Android online, CLIQUE AQUI!

LEIA TAMBÉM:

Cursos Udemy

Certificação Cisco CCNA

Certificação ITIL Foundation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *